Unidades ano/modelo 2022 e 2023 podem apresentar problemas na bomba de alta pressão de combustível; há risco de incêndio


A Jeep está incentivando os proprietários dos modelos Renegade, Compass e Commander 2022 e 2023 a procurar uma concessionária Jeep para uma análise e substituir o conjunto da bomba de combustível de alta pressão, se necessário. De acordo com a declaração da marca, é um risco de incêndio.


De acordo com o comunicado, foi confirmado que o parafuso que prende a bomba de combustível de alta pressão ao motor pode ter sido danificado. Portanto, “Em casos extremos, pode ocorrer um derramamento de combustível com risco de incêndio, possíveis danos materiais, lesões corporais graves e até a morte dos ocupantes do veículo e de terceiros”.


Confira o anúncio da Jeep: “FOI IDENTIFICADA A POSSIBILIDADE DA QUEBRA DO PARAFUSO DE FIXAÇÃO DA BOMBA DE ALTA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL AO MOTOR E, EM CASOS EXTREMOS, PODERÁ OCORRER O VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL COM RISCO DE INCÊNDIO E POTENCIAIS DANOS MATERIAIS, DANOS FÍSICOS GRAVES OU ATÉ MESMO FATAIS AOS OCUPANTES DO VEÍCULO E/OU TERCEIROS”.


É possível agendar um horário para o procedimento em todas as unidades de concessionárias Jeep no território brasileiro através do site oficial da montadora. O procedimento leva cerca de duas horas e o serviço é totalmente gratuito.


Os números dos chassis afetados podem ser verificados e mais informações podem ser obtidas no site do fabricante do veículo, na Central de Atendimento Jeep pelo WhatsApp (31) 2123 4000 ou pelo telefone 0800 703 7150.


Confira os oito últimos dígitos dos chassis envolvidos:

 

                                               Recall Jeep

Modelo

Chassis

Renegade

NKN01156 a PKN28745

Compass

NKK72124 a PKL93406

Commande

NK463265 a PK512286

    Fonte: Jeep



Você deve estar se perguntando: Um Jeep é realmente seguro?


Jeep Renegade é o carro mais seguro, feito no Brasil. O modelo Renegade se junta ao VW Golf, em seleto grupo de carros com 5 estrelas.

O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes para a Fase 6 do programa. No topo da lista ficou o Jeep Renegade, SUV compacto produzido na fábrica da FCA em Goiana (PE). 



LATIN CNAP realiza testes de colisão para fornecer aos consumidores informações precisas sobre o desempenho de segurança de seus carros - Foto: Divulgação/Latin NCAP 



Este modelo já surpreendeu quando avaliado na versão esportiva de entrada com apenas os obrigatórios airbags frontais. Recebeu a pontuação mais alta (5 estrelas) para proteção de adultos e crianças.


Dessa forma, o Renegade se torna o mais seguro de todos os carros brasileiros que já passaram pela avaliação da empresa. É o segundo modelo vendido no Brasil a rivalizar com o mexicano Volkswagen Golf e tem o maior número de estrelas nas duas categorias.


Em testes no Jeep Renegade, a estrutura da cabine permaneceu praticamente intacta com flexibilidade aceitável do painel, mesmo quando atingido de frente a 40 milhas por hora. 


O Latin NCAP também constatou que os cintos de segurança (com pré-tensionadores) e os airbags funcionam bem juntos para fornecer segurança adequada para cabeça, tronco e pernas para motoristas e passageiros adultos.


Duas crianças de 1,5 e 3 anos também foram efetivamente protegidas. Seguindo os novos regulamentos para fixação de cadeiras de criança com ganchos Isofix, o Renegade conseguiu evitar o movimento excessivo do manequim de teste.


Nos testes de impacto lateral a 50 km/h, o chassi atendeu aos padrões recomendados. Mais deformação foi observada na parte inferior para proteger o topo da coluna e, consequentemente, a cabeça dos passageiros. Por fim, o veículo pontuou por incluir no manual instruções claras sobre a instalação das cadeirinhas e um adesivo explicando a melhor colocação.


Jeep Compass 2022


Os ocupantes do Compass 2022 são protegidos por seis airbags, frontais e laterais. Possui controle de estabilidade ABS, Raink Brake Assist, que aplica periodicamente uma leve pressão nos discos dianteiros em dias chuvosos para reforçar a saída de água dos freios.


O Compass oferece assistência para subidas e descidas íngremes, além de estar equipado com um sistema anti capotamento (ERM) e um Autohold que acelera e freia de forma independente em engarrafamentos intensos. 


 

Jeep Commander 2022


Ele é construído com base na plataforma global Small Wide e traz carroceria composta por 80% de aço de alta resistência e ultra-resistência, o que em outras palavras quer dizer que ele tem um elevado padrão de segurança, com os materiais sendo usados principalmente na região da cabine e porção frontal.