Você tem um Jeep e quer estreá-lo no off-road? Então você é dos nossos: adora a terra batida, a trepidação, o contato com a natureza, enfim, as emoções que só o off-road proporciona.

Mas para enfrentar isso, não bastam vontade e vocação. Antes é necessário ter noções básicas de condução fora de estrada, bem como conhecimento sobre a dinâmica das trilhas.

Isso evita surpresas desagradáveis no meio do caminho, além de garantir uma experiência nas trilhas mais segura para quem é iniciante nesse tipo de aventura.

Atenção, então, para as cinco dicas básicas sobre o fora de estrada que serão dadas a seguir e que te auxiliarão a ter uma experiência incrível em trilha com o seu Jeep.

Faça revisão do Jeep

Esta dica é básica e, convenhamos, vale, de modo geral, para todos os motoristas que pegam estrada – convencionais ou off-road: faça a revisão do seu veículo antes de enfrentar longos ou desafiadores caminhos.

Atente-se para a situação dos freios, pneus e embreagem. Cheque os níveis de água e óleo. Verifique as condições do motor.

Aproveite também para equipar o seu Jeep com itens importantes, como kit de primeiros socorros, repelente, protetor solar, agasalhos, água e alimentos para o período em que permanecerá em trilha.

Leve instrumentos essenciais

Não raramente, enveredar-se por trilhas proporciona situações que, embora relativamente comuns, estão fora do script. Por exemplo: atolamentos, panes elétricas, pneus furados e por aí vai.

Para lidar com esses imprevistos, vale a pena ter no Jeep os seguintes equipamentos: cabo para ligação direta (para a popular “chupeta”), bomba para calibrar pneus, pás pequenas, lanterna, capa de chuva, luvas, facão, machado, cinta ou corda para reboque, prancha de desatolagem (se possível) e spray reparador de pneus.

Cuidado ao transpor áreas alagadas

Um cuidado fundamental que todo trilheiro deve ter é o de, antes de transpor um rio ou área alagada, descer primeiro do carro e verificar a profundidade da água com um pedaço de pau, bem como o tipo de piso e se há correnteza.

Isso evita surpresas desagradáveis e até mesmo acidentes graves. Depois de verificar tudo, engate a tração reduzida e passe devagar pela área alagada, seguindo um ritmo constante, para não formar ondas na água.

Atenção às descidas e subidas acentuadas

Lembre-se sempre: em subidas e descidas íngremes, engatar a tração reduzida é a escolha certa. Afinal, na subida, ela garante força para o carro alcançar o topo, enquanto, na descida, mantem a velocidade baixa, deixando o freio-motor atuar.

Caso o seu carro não possua a opção da tração reduzida, utilize sempre uma marcha baixa capaz de fazer as vezes da reduzida. Se, no meio do trajeto, o carro derrapar, corrija com movimentos suaves no volante e com leves acelerações para retomar a tração nos pneus.

Outra dica importante para essas situações: mantenha sempre o seu Jeep em linha reta, jamais suba em ângulo.

Saiba sair do atoleiro

De repente, as rodas começam a giram falso, com o carro não se movendo mais nem para frente nem para trás. Esta situação é bastante comum em off-road e requer, antes de tudo, paciência do condutor.

Portanto, a primeira medida a se tomar após atolar é esta: pare! Não tente dar ré ou sair de primeira. Com a tração com o solo perdida, acelerar só contribuirá para afundar os pneus ainda mais no atoleiro.

O correto é descer do carro e fazer um calço para os pneus no sentido para onde eles devem girar. Se preferir, você pode molhar a areia para compactá-la, caso o solo seja arenoso. Pedras (sem ponta), galhos e pedaços de madeira também podem ser úteis.

Gostou das nossas cinco dicas para uma estreia de gala no off-road a bordo do seu Jeep? Maravilha! E se você leu todas as dicas, mas ainda não tem um Jeep para encarar um fora de estrada, não perca mais tempo.

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