Começou a chegar às concessionárias da Europa os primeiros Jeep Renegade 4Xe e Jeep Compass 4Xe, o que é o primeiro passo da marca norte-americano em direção à eletrificação dos seus carros.

Ainda não há uma data exata para a chegada desses modelos ao Brasil, mas, segundo a fabricante, o país está no radar próximo, não devendo demorar a receber também as primeiras unidades eletrificadas.

Nestes modelos europeus, tanto o Jeep Renegade como o Jeep Compass estão equipados com o novo motor Firefly turbo, que será utilizado no Brasil por Fiat e a própria Jeep, inclusive.


Detalhes do Jeep híbrido

São duas as opções de potência que a Jeep está oferecendo nas versões híbridas de Compass e Renegade, na Europa. Ambos, porém, são baseados no motor 1.3 quatro cilindro Firefly turbo, que é ligado a um motor elétrico na traseira com 60 cv e 25,5 kgfm de torque.

Já nas versões de 190 cv dos Jeep híbridos, o 1.3 entrega 130 cv, enquanto nas variantes de 240 cv, o motor 1.3 oferece, sozinho, 180 cv. Lembrando: nos modelos híbridos, a potência total do conjunto não é a simples soma da cavalaria do motor a combustão com o elétrico.

A ótima notícia é que, independentemente da escolha, o Jeep Renegade 4Xe e o Jeep Compass 4Xe têm capacidade para rodar até 50 km sem usar sequer uma gota de gasolina, sendo que, em modo elétrico, a velocidade máxima é limitada a 130 km/h.

Para a recarga das baterias – de acordo com a Jeep -, bastam apenas 100 minutos em carregadores de 7,4 kW, enquanto em tomadas domésticas de 220V com o easyWalbox da Jeep, leva menos de cinco horas. 

Quanto à tração, uma diferença se revela em relação ao 4x4 tradicional do Renegade e do Compass. É que os modelos híbridos utilizam o motor elétrico na traseira para impulsionar o segundo eixo.

Mais ainda: o modo de tração nas quatro rodas traz também o sistema off-road e reduzida que pode ser acionado até 15 km/h.

E aí, gostou desta novidade da Jeep que muito em breve promete desembarcar no Brasil? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Jeep aqui pelo blogs e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!